Linha do tempo

1993

Ano de fundação do ainda denominado Centro de Desenvolvimento e Apoio a Programas de Saúde, formado por um grupo de profissionais com experiência em atendimento em dois postos de saúde do Rio de Janeiro: Vila Canoas e Vila Parque da Cidade.

1994

Em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição, o Cedaps atua como formador em Saúde da Família nas primeiras iniciativas no município do Rio.

1995

Primeiro projeto elaborado e gerido diretamente por organizações de base comunitária, sobre prevenção às IST/HIV, apoiado pelo Ministério da Saúde. Em cooperação com a Associação de Moradores do Morro do Estado. Nasce ali a estratégia “Camelô Educativo”.

1996

Seis comunidades se unem para atuação em rede na iniciativa Prevenção ao HIV/AIDS em comunidades: Multiplicação de estratégias e boas práticas em favelas, periferias e quilombos.

1997

O Cedaps acompanha a formação da primeira equipe de Saúde da Família na Ilha de Paquetá no início da expansão do PSF na cidade do Rio de Janeiro.

1998

Ampliação de programas e projetos para prevenção ao HIV/AIDS: COMUNICSE, Banco de Recursos, e a Rede de Associações de Mulheres na luta contra a AIDS.

1999

Reforço à formação profissional para mais de 10 comunidades por meio de parceria com a Setrab/RJ.

2000

O Cedaps se torna o Centro de Promoção da Saúde e acontece o primeiro Fala, Comunidade! Então denominado “Seminário de Experiências Comunitárias de Prevenção das DST/Aids”.

Formação da Rede de Comunidades na Luta contra a Aids.

2002

Ampliação da experiência institucional com o público jovem através da iniciativa Agentes Jovens.

2003

Dez anos de Cedaps! Com o lançamento da publicação “Ideias d’Agente” no Fala, Comunidade!

2004

Com um processo coletivo, de discussões internas e externas, é construída a Carta de Princípios da Rede de Comunidades Saudáveis (RCS).

Lançamento da RCS! Com 40 organizações de base comunitária fundadoras.

2006

Apoio da Fundação Ford para o projeto Iniciativa Territorial para Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva incluindo a participação de grupos de mulheres negras: Nzinga, Bamidelê, Malunga e Associações do Conjunto de Favelas da Penha e do Alemão.

2007

Em reconhecimento ao trabalho voluntário de prevenção das DST/Aids e Promoção da Saúde, as lideranças da RCS recebem certificação pelas mãos do então Presidente Lula.

2008

Consolidação do RAP da Saúde em parceria com a SMS Rio. Parceria técnica com o UNICEF para a Plataforma de Centros Urbanos, e lançamento do Manual de Prevenção das DST/HIV/Aids em comunidades populares.

2009

Apoio do Stop TB Internacional para o projeto “Rede de Comunidades: favelas e periferias do Rio de Janeiro na luta contra a Tuberculose”.

2010

Marcando o avanço da tecnologia para visibilidade do território popular, o “Mapa Falante” é lançado em sua versão digital.

2011

Validação da metodologia internacional Jovens Construtores para construção de projetos de vida e ativos comunitários.

2012

Nasce no Morro dos Prazeres o ReciclAção, um projeto intersetorial de Educação Ambiental, que atua por meio da coleta seletiva e reciclagem com ênfase na mobilização e participação comunitária.

2013

Vinte anos de Cedaps, início da parceria com a Fundação Vale nos projetos Ser Criança e Ciclo Saúde. E em parceria com a Petrobras, a metodologia Construção Compartilhada chega a 28 municípios brasileiros.

2014

Desenvolvimento de ações de cooperação técnica em outros estados a partir da metodologia Construção Compartilhada de Soluções Locais.

2015

Realização do projeto Caminhos da Inclusão em parceria com o iiDi, para a atenção de efeitos relativos à deficiência em pessoas vivendo com HIV/AIDS e prevenção das IST/AIDS entre pessoas com deficiências. Quinze anos de Fala, Comunidade! O Seminário Nacional abordou o tema “Histórias de Prevenção e Cuidado” relacionadas à mobilização comunitária frente à Tuberculose e a Aids.

2016

Consolidação do Jovens Construtores (PJC) como Programa através de aliança estratégica com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. O PJC foi um dos cinco contemplados com o financiamento, e único no Brasil, em uma seletiva que passou por toda a América Latina.

Lançamento do livro do Programa Ciclo Saúde.

2018

Realização do terceiro Fala, Jovem! sobre prevenção às IST/HIV com foco na juventude.

2019

Chega ao Brasil o META – Movimento estamos todos em ação, com a coordenação do Cedaps e em parceria com o iiDi, formado por jovens ativistas dos direitos das pessoas com e sem deficiência, que acredita e atua na construção de oportunidades para o desenvolvimento inclusivo.

2020

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, o CEDAPS uniu forças com seus parceiros e comunidades para apoiar os territórios populares frente à Covid-19 com muita informação em saúde. Todo o trabalho passou a acontecer de forma remota. E em um esforço conjunto com os nossos apoiadores, os projetos, ações e programas foram adaptados para o ambiente virtual.

2021

A luta e o trabalho frente à Covid-19 continuou. Com a defesa da ciência e da vacina, com trabalho em promoção da saúde e prevenção de doenças. O foco foi em ações voltadas para a adesão da vacinação pelas comunidades e a importância de não negligenciar outros cuidados, como a prevenção às IST/HIV e Tuberculose, entre outras temáticas de saúde.

2022

Em parceria com o Ministério da Saúde é lançado um edital para formação de 15 articuladores, em 15 capitais brasileiras nas 5 regiões do país, para atuação no projeto Tah na Hora – da gente prevenir e cuidar das pessoas com tuberculose, HIV/Aids e hanseníase nos territórios populares.

2023

Trinta anos de Cedaps! Para celebrar esse marco na história da organização a criação deste núcleo é realizada, aqui, no Museu da Pessoa, com a exposição das histórias de vida de pessoas que constituíram e construíram com o Cedaps ao longo das últimas três décadas.