Salvador Corrêa

“A parceria com o CEDAPS Brasil energiza e nutre muitos aspectos em minha vida. O CEDAPS me ensina que a promoção da saúde vem efetivamente das bases. O CEDAPS Brasil é uma fonte segura para quem deseja, como Gonzaguinha, ser um ‘eterno aprendiz’. Os intercâmbios são inúmeros e o CEDAPS tem uma capacidade única de aplicar metodologias vivas, que se aprimoram e se refazem no contato indescritível com as populações. O CEDAPS sabe valorizar o saber popular e se preocupa em evidenciar essas riquezas, como elas se apresentam, como um ouro puro, integrando informação e saberes científicos e populares, sempre focado em intervenções objetivas para colaborar com mudanças guiadas por justiça social e promoção da cidadania. Além das metodologias compartilhadas e aprimoramentos em meu fazer profissional que aprendo e replico na minha vida, o CEDAPS me ensina que a força da transformação para produção de cuidado vem do coletivo e que a cultura é um pulsar da sabedoria popular. A riqueza da solidariedade comunitária, especialmente quando atuei com a Rede de Comunidades Saudáveis, quando atravessamos o difícil momento da pandemia de COVID-19, é um dos momentos que me marca profundamente. A força da solidariedade do trabalho em rede, evidenciada desde a distribuição de alimentos e kits de prevenção ao generoso apoio afetivo dos encontros online com a Rede, marcou a minha memória e também me deu grande suporte naquele momento. Precisamos celebrar com muita alegria os 30 anos do CEDAPS Brasil! Como nos lembra Sérgio Arouca, sanitarista que colaborou com a criação do SUS: ‘Saúde é o resultado do desenvolvimento econômico-social justo.’”

Salvador Corrêa - Consultor do Cedaps