Conheça os quinze personagens que compartilharam suas histórias sobre diversidade no mercado de trabalho.

Ana Paula Cardozo Geraldini

Ana Paula Cardozo Geraldini

nasceu em São Paulo, em 1966. Na adolescência, fez o curso de Magistério e foi professora de ensino fundamental. Nos últimos anos, trabalhou com marketing de eventos e em uma ONG. Atualmente, está trabalhando em uma instituição de ensino superior, na área administrativa, e finalizando o curso superior em Gestão de Recursos Humanos. É divorciada e tem três filhos

Anderson dos Santos Oliveira

Anderson dos Santos Oliveira

nasceu em Recife, Pernambuco, em 1985. Fez cursos técnicos de Eletrotécnica e Comunicações e de Eletrônica Industrial no Senai, tendo trabalhado na área desde adolescente. Atualmente trabalha na TecBan como técnico de manutenção e mora com seu companheiro Bruno, em Recife.

Andréa Brazil

Andréa Brazil

nasceu no Rio de Janeiro, em 1973. Teve uma infância e adolescência turbulentas, pois sua mãe e seu padrasto não aceitavam sua transgeneridade e, de tempos em tempos, era enviada para morar na casa de parentes ou de seu pai biológico. Trabalhou como cabeleireira, professora e maquiadora. Posteriormente, criou o projeto CapaciTrans, vencedor de vários editais de sucesso, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade para entrar no mercado de trabalho. Além do CapaciTrans, possui uma marca de moda autoral: Andréa Brazil, Moda Além de Gênero.

Ariane Sousa Campos

Ariane Sousa Campos

mais conhecida como Ariane Cor, nasceu em São Paulo, em 1986. Na adolescência, fez cursos técnicos em Administração e em Design Gráfico; acabou seguindo carreira pelo segundo curso. É formada em Ciências Sociais pela USP e está cursando o Mestrado pela Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina, onde frequentou algumas matérias durante a graduação. Trabalha como desenvolvedora web, designer e também é cofundadora do projeto Minas Programam, que oferece cursos de programação para mulheres, principalmente negras e indígenas.

Dayane Borges

Dayane Borges

nasceu em São Paulo, em 1997. Formou-se em Letras na Unifesp. Foi professora de português para estrangeiros no Memorial Digital do Refugiado da Unifesp e professora de português em um cursinho popular. Atualmente dá aulas pela internet e é escritora. Mantém um perfil no Instagram, onde fala sobre livros, filmes, séries e assexualidade.

Denise Almeida da Silva

Denise Almeida da Silva

nasceu em São Paulo, em 1980. Formou-se em Administração de Empresas e atualmente trabalha na TecBan como analista sênior de inteligência tributária. Denise é casada e é mãe de dois filhos, Pedro e Davi Lucas.

Eduardo Victor de Lima Vieira

Eduardo Victor de Lima Vieira

nasceu no Rio de Janeiro, em 2000. Desde criança, sonhava em ser apresentador de TV. Durante o ensino médio, fez um curso técnico de Multimídia. Formou-se em Estudos de Mídia na Universidade Federal Fluminense, em Niterói. Atualmente é produtor de conteúdo em suas contas no Youtube e no Instagram, além de ter começado sua carreira como DJ.

Giovanni Leonardo Fiori Venturini

Giovanni Leonardo Fiori Venturini

nasceu em São Paulo, em 1991. Formou-se em Turismo e trabalhou na área, mas sempre manteve o trabalho como ator em paralelo, até decidir-se definitivamente pelo teatro. Atualmente é ator, poeta e roteirista. Lançou o livro “Anão ser” em 2015

Jobana Moya Aramayo

Jobana Moya Aramayo

nasceu em Cochabamba, Bolívia, em 1981. Formou-se em Engenharia de Alimentos. Durante a faculdade conheceu o Movimento Humanista, do qual faz parte até hoje; conheceu seu marido, que é brasileiro, em um encontro do movimento. Faz parte do movimento Warmis, de mulheres imigrantes que lutam pela regularização dos imigrantes, pelo direito ao voto e pela manutenção de suas culturas originárias. Atualmente estuda Ciências Sociais na FESP-SP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e estagia na Coordenação Municipal de Políticas para Imigrantes de São Paulo. Mora na cidade de Cotia, na Grande São Paulo, com seu marido e seus dois filhos.

Leonardo Núñez de Miranda Reis

Leonardo Núñez de Miranda Reis

mais conhecido como Gigante Léo, nasceu em 1979, no Rio de Janeiro. Ao longo da infância, teve de realizar várias cirurgias, pois nasceu com displasia distrófica – um tipo de nanismo. Formou-se em Ciências da Computação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalha no Tribunal Municipal de Contas do Rio de Janeiro e, paralelamente, segue a carreira de ator e comediante. É casado e tem uma filha.

Luís Guilherme Campos Santos

Luís Guilherme Campos Santos

nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, em 1977. Na adolescência se envolveu com o teatro. Formou-se em Comunicação e depois em Recursos Humanos, áreas nas quais trabalhou, antes de fazer a transição profissional para a Psicanálise. Em 2017, realizou sua consagração espiritual na Umbanda. Em 2021, abriu uma casa de umbanda na Vila Prudente, São Paulo, dedicada também a ajudar os mais pobres da região.

Marciele Delduque

Marciele Delduque

nasceu em Mariana, Minas Gerais, em 1981. Marciele é mãe de dois filhos e formou-se em Administração de Empresas. É fundadora das Marianas Mulheres que Inspiram, projeto de aceleração de empreendedorismo feminino em Mariana, e presidente estadual da CUFA (Central Única das Favelas) em Minas Gerais.

Marun Cury Reis

Marun Cury Reis

nasceu em Clementina, no interior de São Paulo. Passou parte da infância e adolescência em Itatiba, até se mudar para São José do Rio Preto, onde cursou a faculdade de Letras – Tradutor e iniciou seu trabalho com tradução de textos e também na área audiovisual. Depois de se formar, foi morar em São Paulo, onde se formou no Teatro Escola Macunaíma. Atualmente trabalha como ator e dublador.

Paulo Rogério Ferrari

Paulo Rogério Ferrari

nasceu em São Paulo, em 1957. Formou-se em Publicidade pela FIAM e trabalhou com direção de arte em várias agências de propaganda. Também foi professor universitário, sócio de uma agência de propaganda e freelancer. Atualmente, trabalha na Neon como designer de produtos. É casado e tem três filhos

Xiomara Martínez Noguera

Xiomara Martínez Noguera

nasceu na Nicarágua em 1987, mas passou seus primeiros anos de vida no Japão, acompanhando seus pais, que foram estudar no país. Voltou à Nicarágua com seis anos de idade. Formou- -se em Administração e fez pós-graduação em Finanças, antes de partir para o Chile, onde fez mestrado. Ao visitar sua irmã mais velha, que mora em Fortaleza, em 2020, não pôde sair do país devido à pandemia. Decidiu permanecer no Brasil e atualmente mora e trabalha em Fortaleza, com sua irmã mais nova, que também decidiu vir para o Brasil.