A infância no Japão, onde seus pais foram estudar. O retorno à Nicarágua e o choque cultural. A pós-graduação no Chile, durante um momento de conflitos sociais no país. A visita à sua irmã, em Salvador, e a pandemia. A dificuldade em obter um visto de trabalho no Brasil. A ida para Fortaleza, a trabalho.
Xiomara com sua avó, Juanita, na época que Xiomara estava se formando e foi avisar a família para comemorar. A avó tinha tido um AVC e não podia mais se locomover.
Foto que Xiomara tirou para a formatura. Um amigo estava se formando como fotógrafo e lhe deu de presente a sessão de fotos.
Xiomara com cerca de 4 anos, na casa de sua vizinha, em Niigata, no Japão.
Seus pais passavam muito tempo fora, por isso passavam tempo com vizinhos. Elas brincavam com os filhos do casal vizinho.
Xiomara, à esquerda, com cerca de 3 anos, e sua irmã, Ilser. Sua mãe as vestia do mesmo jeito, todo mundo pensava que eram gêmeas.
Descrição: Xiomara e sua irmã Ilser, vestindo pijamas iguais.
Xiomara, sua irmã Ilser e seu pai na praia. Eles moravam perto da praia. Seu pai tinha 35 anos.
A mãe de Xiomara em um laboratório no Japão. O professor dela, à direita, era monitor do laboratório. Eles monitoravam riscos de tsunamis. Atrás estão colegas de mestrado de sua mãe.
Ela não terminou o mestrado porque engravidou, mas lhe deram o título de pós-graduação.
O pai de Xiomara em trabalho de campo. Ele realiza estudos geológicos quando vão fazer alguma estrada ou construção.
Xiomara (ao centro) vestido de dança típica da Nicarágua. Sua mãe que costurou a roupa.
Comemoração de 15/09 - Dia da Independência da Nicarágua, na escola que estudava.
Xiomara com seus pais e sua irmã mais velha, durante sua cerimônia de graduação.
Xiomara e colegas de pós-graduação. Só havia dois chilenos na turma, porque a modalidade do curso era de período integral.
Cartaz contra o ex-presidente Sebastián Piñera durante protestos que ocorreram no Chile, em outubro de 2019. Ela ficou espantada com o número de pessoas na rua.
Descrição: Xiomara com primos que vieram dos EUA, família da Nicarágua e família do Brasil.
Sua mãe está à direita. À esquerda, tia Helen, irmã de seu pai, e seu marido baiano, Valdemiro Cerqueira, falecido no ano passado.
Xiomara, sua irmã e seu cunhado durante o carnaval de Salvador, um pouco antes do início da pandemia de Covid-19.
Seu voo estava marcado para o início de março e ela não pode voltar para a Nicarágua.
Xiomara com colegas de sua irmã, que são médicos, durante o carnaval de Salvador, um pouco antes do início da pandemia de Covid-19.
Seu voo estava marcado para o início de março e ela não pode voltar para a Nicarágua.
Páscoa da equipe de Desenvolvimento Humano do INEC - Instituto Nordeste Cidadania.
Eles fizeram um café da manhã a manhã inteira. Foi uma união da equipe.
São João da equipe de Desenvolvimento Humano do INEC - Instituto Nordeste Cidadania. Ela não conhecia as festividades, então foi sua primeira vez em um São João.
Benchmarking sobre Diversidade e Inclusão com a Votorantim para conhecer as boas práticas. Com a gerente de comunicação, de RH. O comitê é formado por funcionários de diversas áreas do INEC - Instituto Nordeste Cidadania.