Conheça os quinze personagens que compartilharam suas histórias sobre diversidade no mercado de trabalho.
nasceu em São Paulo, em 1966. Na adolescência, fez o curso de Magistério e foi professora de ensino fundamental. Nos últimos anos, trabalhou com marketing de eventos e em uma ONG. Atualmente, está trabalhando em uma instituição de ensino superior, na área administrativa, e finalizando o curso superior em Gestão de Recursos Humanos. É divorciada e tem três filhos
nasceu em Recife, Pernambuco, em 1985. Fez cursos técnicos de Eletrotécnica e Comunicações e de Eletrônica Industrial no Senai, tendo trabalhado na área desde adolescente. Atualmente trabalha na TecBan como técnico de manutenção e mora com seu companheiro Bruno, em Recife.
nasceu no Rio de Janeiro, em 1973. Teve uma infância e adolescência turbulentas, pois sua mãe e seu padrasto não aceitavam sua transgeneridade e, de tempos em tempos, era enviada para morar na casa de parentes ou de seu pai biológico. Trabalhou como cabeleireira, professora e maquiadora. Posteriormente, criou o projeto CapaciTrans, vencedor de vários editais de sucesso, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade para entrar no mercado de trabalho. Além do CapaciTrans, possui uma marca de moda autoral: Andréa Brazil, Moda Além de Gênero.
mais conhecida como Ariane Cor, nasceu em São Paulo, em 1986. Na adolescência, fez cursos técnicos em Administração e em Design Gráfico; acabou seguindo carreira pelo segundo curso. É formada em Ciências Sociais pela USP e está cursando o Mestrado pela Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina, onde frequentou algumas matérias durante a graduação. Trabalha como desenvolvedora web, designer e também é cofundadora do projeto Minas Programam, que oferece cursos de programação para mulheres, principalmente negras e indígenas.
nasceu em São Paulo, em 1997. Formou-se em Letras na Unifesp. Foi professora de português para estrangeiros no Memorial Digital do Refugiado da Unifesp e professora de português em um cursinho popular. Atualmente dá aulas pela internet e é escritora. Mantém um perfil no Instagram, onde fala sobre livros, filmes, séries e assexualidade.
nasceu em São Paulo, em 1980. Formou-se em Administração de Empresas e atualmente trabalha na TecBan como analista sênior de inteligência tributária. Denise é casada e é mãe de dois filhos, Pedro e Davi Lucas.
nasceu no Rio de Janeiro, em 2000. Desde criança, sonhava em ser apresentador de TV. Durante o ensino médio, fez um curso técnico de Multimídia. Formou-se em Estudos de Mídia na Universidade Federal Fluminense, em Niterói. Atualmente é produtor de conteúdo em suas contas no Youtube e no Instagram, além de ter começado sua carreira como DJ.
nasceu em São Paulo, em 1991. Formou-se em Turismo e trabalhou na área, mas sempre manteve o trabalho como ator em paralelo, até decidir-se definitivamente pelo teatro. Atualmente é ator, poeta e roteirista. Lançou o livro “Anão ser” em 2015
nasceu em Cochabamba, Bolívia, em 1981. Formou-se em Engenharia de Alimentos. Durante a faculdade conheceu o Movimento Humanista, do qual faz parte até hoje; conheceu seu marido, que é brasileiro, em um encontro do movimento. Faz parte do movimento Warmis, de mulheres imigrantes que lutam pela regularização dos imigrantes, pelo direito ao voto e pela manutenção de suas culturas originárias. Atualmente estuda Ciências Sociais na FESP-SP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e estagia na Coordenação Municipal de Políticas para Imigrantes de São Paulo. Mora na cidade de Cotia, na Grande São Paulo, com seu marido e seus dois filhos.
mais conhecido como Gigante Léo, nasceu em 1979, no Rio de Janeiro. Ao longo da infância, teve de realizar várias cirurgias, pois nasceu com displasia distrófica – um tipo de nanismo. Formou-se em Ciências da Computação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalha no Tribunal Municipal de Contas do Rio de Janeiro e, paralelamente, segue a carreira de ator e comediante. É casado e tem uma filha.
nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, em 1977. Na adolescência se envolveu com o teatro. Formou-se em Comunicação e depois em Recursos Humanos, áreas nas quais trabalhou, antes de fazer a transição profissional para a Psicanálise. Em 2017, realizou sua consagração espiritual na Umbanda. Em 2021, abriu uma casa de umbanda na Vila Prudente, São Paulo, dedicada também a ajudar os mais pobres da região.
nasceu em Mariana, Minas Gerais, em 1981. Marciele é mãe de dois filhos e formou-se em Administração de Empresas. É fundadora das Marianas Mulheres que Inspiram, projeto de aceleração de empreendedorismo feminino em Mariana, e presidente estadual da CUFA (Central Única das Favelas) em Minas Gerais.
nasceu em Clementina, no interior de São Paulo. Passou parte da infância e adolescência em Itatiba, até se mudar para São José do Rio Preto, onde cursou a faculdade de Letras – Tradutor e iniciou seu trabalho com tradução de textos e também na área audiovisual. Depois de se formar, foi morar em São Paulo, onde se formou no Teatro Escola Macunaíma. Atualmente trabalha como ator e dublador.
nasceu em São Paulo, em 1957. Formou-se em Publicidade pela FIAM e trabalhou com direção de arte em várias agências de propaganda. Também foi professor universitário, sócio de uma agência de propaganda e freelancer. Atualmente, trabalha na Neon como designer de produtos. É casado e tem três filhos
nasceu na Nicarágua em 1987, mas passou seus primeiros anos de vida no Japão, acompanhando seus pais, que foram estudar no país. Voltou à Nicarágua com seis anos de idade. Formou- -se em Administração e fez pós-graduação em Finanças, antes de partir para o Chile, onde fez mestrado. Ao visitar sua irmã mais velha, que mora em Fortaleza, em 2020, não pôde sair do país devido à pandemia. Decidiu permanecer no Brasil e atualmente mora e trabalha em Fortaleza, com sua irmã mais nova, que também decidiu vir para o Brasil.