Acesse os materiais gratuitos preparados pelo Museu da Pessoa e saiba como utilizar a exposição “Vidas em Cordel” em sala de aula!
Baixe o material “Orientações para o plano de aula” gratuitamente e confira as sugestões do Museu da Pessoa.
Já tem um plano de aulas e precisa de atividades para utilizar em sala?Acesse e imprima as atividades reunidas no “Caderno do educador”, preparado exclusivamente para a exposição.
Ambos os materiais são destinados a professores do Ensino Fundamental e gestores da Educação Básica.
1. Conhecimento
3. Repertório cultural
6. Trabalho e projeto de vida
9. Empatia e cooperação
Professores, este material foi pensado para lhes apresentar a possibilidade de conhecer e refletir sobre as histórias de vida de brasileiros e brasileiras através da literatura de cordel e colaborar com o seu trabalho de preparação dos seus alunos para a visita à exposição Vidas em Cordel, seja presencialmente, seja na versão digital.
Aproveite para baixar o “Caderno do educador“, um material repleto de atividades para serem utilizadas com a sua turma!
Neste caderno ilustrado, reunimos uma série de atividades para que educadores e estudantes conheçam as possibilidades de explorar as histórias e imagens presentes na exposição “Vidas em Cordel” do Museu da Pessoa. Além de exercitar conhecimentos sobre a estrutura do cordel, o público pode participar da exposição, contando suas histórias e transformando-as em versos!
Nessa atividade, os visitantes são convidados a explorar o conteúdo da exposição, elegendo cordéis para se aprofundar. Essa é uma experiência multimidiática, que relaciona a exposição com vídeos de histórias de vida, promovendo reflexões e debate.
Desenvolva um roteiro de perguntas com a ajuda do Museu da Pessoa para preparar um relato baseado em suas memórias. Se quiserem, os estudantes podem inserir o resultado desta atividade no acervo digital permanente do Museu!
Por meio desta atividade, voltada para aulas de Língua Portuguesa, os estudantes aprendem sobre a estrutura do cordel e são convidados a colocar em prática conhecimentos sobre as rimas e versos da literatura de cordel.
Depois de colocar a mão na massa escrevendo seus próprios versos, os alunos são desafiados a exercitar a leitura e a interpretação de texto, completando o conteúdo dos folhetos utilizando um banco de palavras.
O Museu da Pessoa faz uma breve apresentação do conceito de histórias de vida e da sua relação com a memória.
Por meio de versos rimados originais, o almanaque traz um panorama sobre a literatura de cordel, passando pela história do gênero.
Utilizando exemplos da própria exposição “Vidas em Cordel”, o almanaque explica como é feita a divisão em estrofe e as rimas dos cordéis.
A história, as especificidades e as técnicas aplicadas nas xilogravuras são o destaque desta seção, dedicada às ilustrações dos cordéis.
Quer saber como relacionar as atividades do “Caderno do educador” ao seu plano de aula? Então acesse o material “Orientações para o plano de aula” e obtenha sugestões para aplicar os recursos da exposição “Vidas em Cordel”, aliando-os à BNCC.