Centro de Ciência de Colatina
De 26 de junho a 27 de julho - 2025
Terça a sexta, das 9 às 18h. Sábado e domingo, das 9 às 16h
R. José Jacinto de Assis, s/n, Colatina, ES
Entrada gratuita
De 26 de junho
a 27 de julho - 2025
A nova exposição em Colatina é uma parceria entre o Museu Vale, o Museu da Pessoa e a Prefeitura de Colatina. A partir de 26 de junho, o público poderá visitar gratuitamente a mostra “Vidas em Cordel”, uma imersão sensível no universo das histórias reais contadas em versos rimados e ilustrados.
Nomes de destaque na cultura popular são responsáveis por assinar a curadoria da exposição: o poeta e cordelista Jonas Samaúma, o pesquisador e cordelista Marco Haurélio, e a xilogravadora Lucélia Borges. Ao percorrer o local, o público encontrará grandes painéis ilustrados com xilogravuras, trechos marcantes das histórias cordelizadas, minibios das pessoas retratadas e textos que apresentam os fundamentos e encantos da cultura do cordel.
Além disso, a mostra conta com QR codes interativos que levam a conteúdos digitais, um espaço instagramável para fotos com marcação do @museudapessoa, e um carrinho de cordéis impressos, onde os visitantes podem levar gratuitamente exemplares das histórias para casa. A arte da xilogravura, a principal técnica para ilustrar capas dos cordéis, também desempenha um papel essencial na exposição em Colatina. Tudo isso convida o público a mergulhar de forma sensível, lúdica e acessível no mundo das histórias de vida em cordel.
Se você busca uma experiência cultural com forte conexão com as raízes capixabas, não perca essa oportunidade. A exposição em Colatina é uma celebração das vozes do Espírito Santo — e um espaço onde cada história importa.
A exposição “Vidas em Cordel”, uma realização do Museu da Pessoa, viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, é uma iniciativa do Museu Vale, do Instituto Cultural Vale, que conta com o patrocínio da Vale e a parceria da Prefeitura de Colatina.