Parelheiros Saudável Territórios Abraçados (Espaço CPCD – IBEAC) - Rua das Figueiras, 27 – Vargem Grande/Parelheiro
Das 8h às 17h, de segunda a sexta
De 07 de abril
a 14 de maio - 2025
O Museu da Pessoa apresenta uma nova exposição em Parelheiros: Vidas em Cordel, que transforma histórias de vida reais em narrativas poéticas, aproximando a tradição do cordel da comunidade local. Essa itinerância chega à zona sul de São Paulo em parceria com o Núcleo Museu da Pessoa Vozes Daqui de Parelheiros, que desempenha um papel essencial na preservação e difusão das histórias da região.
De 7 de abril a 14 de maio de 2025, a Exposição em Parelheiros estará aberta à visitação no Parelheiros Saudável Territórios Abraçados (Espaço CPCD – IBEAC).
A iniciativa reúne 21 histórias de vida, convertidas em literatura de cordel, revelando a diversidade e a riqueza cultural do Brasil. Entre os relatos, destacam-se tanto trajetórias de pessoas comuns quanto de figuras notáveis, como o líder indígena Ailton Krenak e o jornalista Gilberto Dimenstein. Cada narrativa é acompanhada por xilogravuras de artistas como Lucélia Borges e Artur Soares, tornando a experiência ainda mais visual e imersiva.
Além de conhecer as histórias, os visitantes da Exposição em Parelheiros poderão gravar seus depoimentos em uma cabine interativa, contribuindo para o acervo digital do Museu da Pessoa.
A exposição “Vidas em Cordel”, uma realização do Museu da Pessoa, conta com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, e do Instituto Cultural Vale; com apoio do Itaú, do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, da Caixa e do UBS BB Investment Bank.