Quando eu tento descrever o que era a minha infância para um amigo da cidade falo assim:
“Imagina o Tarzan. Eu era o Tarzan”.
Hoje, olhando com uma perspectiva mais ampla, eu percebo que vivi coisas incríveis e ancestrais. As festas de Bumba meu Boi, por exemplo. As roupas, o simbolismo, a explosão de cores. Aquilo nunca saiu do meu imaginário.
Legado é coisa de herói, e se você fica no lugar de herói é complicado, porque as pessoas vivem entre erros e acertos. Eu não sou herói. Vocês chegaram aqui, eu não lembrava que dia era hoje. A pessoa não presta para personagem ainda, entendeu?
Mas se as pessoas encararem alguma coisa da minha vida como legado eu acredito que vai ser a persistência. Eu saí de um lugar humilde e consegui ultrapassar inúmeras barreiras. Isso, às vezes parece surreal. Às vezes eu percebo a minha vida, a minha infância como uma ficção, mas ter feito parte dessa ficção me deu a perspectiva de que qualquer pessoa pode ser o que quiser.
Sandro Freitas nasceu em Zé Doca, Maranhão, no dia 25 de julho de 1995. Criador da Berimbau Brasil, é um estilista que tem como objetivo dar vida a um modo de ser maranhense no universo europeizado do Sudeste. Pessoas pretas e indígenas são o público de seu trabalho que vê a moda como uma experiência global.