Eu amo a noite, e quando você começa a sair, uma das coisas mais legais é você se ‘montar’. Tem o componente da sedução, o de você se sentir bem, querer estar bonito... E como a noite de São Paulo é muito rica, você acaba tendo que fazer um exercício de criatividade na ‘montação’. Talvez esse tenha sido o ponto, talvez aí a paixão pela moda tenha começado a aflorar.
Resolvi formar a Casa de Criadores depois de ver que havia vários estilistas, várias marcas surgindo nesse cenário da noite. Já estava acontecendo, mas a moda brasileira tinha a fama de copiar tendências europeias. Era comum os estilistas daqui, de renome, inclusive, irem para a Semana de Moda de Paris e copiar o que viam por lá. Copiavam mesmo.
A primeira edição aconteceu em 1997 e foi um sucesso. O Estadão, a Folha, todos esses jornais cobriram e isso foi identificado como um movimento de renovação.
A Casa de Criadores é sobre todo mundo que usa esse espaço da maneira como quer, como acha importante se expressar. Em 26 anos a gente já fez mais de mil desfiles e marcas - é uma história voltada para jovens talentos, ideias.
Hoje a Casa é a minha vida.
André Hidalgo foi jornalista da Folha de São Paulo e uma “criatura da noite” que, de tanto observar estilos diferentes, acabou criando um espaço para abrigar ideias originais. A Casa dos Criadores é um centro revelador de talentos para o mercado da moda. Nasceu no dia 16 de maio de 1953 em Itararé/SP.