Conheça as histórias dos povos Guajajara, Ka’apor e Awá-Guajá no Maranhão!

Para colaborar com o registro das narrativas de anciãos das comunidades dos povos Guajajara, Ka’apor e Awá-Guajá, a Vale, o Instituto Cultural Vale e o Museu da Pessoa se uniram na iniciativa Vidas Indígenas Maranhão, que integra o programa  Vidas Indígenas e Patrimônios Imateriais do Museu da Pessoa.

Por meio do Vidas Indígenas Maranhão, mais de 40 jovens indígenas receberam formações gratuitas sobre técnicas de audiovisual e sobre a Tecnologia Social da Memória, desenvolvida pelo Museu da Pessoa. O projeto foi realizado nas aldeias da Terra Indígena (TI) Pindaré, TI Alto Turiaçu e TI Caru. Os povos participantes foram Guajajara, no município Bom Jardim, Ka’apor, no município Zé Doca, e Awá-Guajá, no município Alto Alegre, todos no Maranhão.

Neste site, você encontra o resultado desses trabalhos: são documentários, depoimentos de histórias de vida, registros de rodas de histórias e detalhes sobre o processo de formação e de mobilização das comunidades. 

Durante o projeto, também foram concebidas iniciativas como a Floresta de Histórias e o movimento Guardiões da Memória, com participação ativa de jovens indígenas.

Boa navegação!

Documentários

Um dos resultados do projeto foi a produção de documentários, concebidos pelos povos indígenas. Clique nas imagens abaixo para assistir aos filmes desenvolvidos.

Documentário do povo Guajajara TI Carú

Documentário do povo Guajajara TI Pindaré

Documentário do povo Ka’apor

Documentário do povo Awa-Guajá

Histórias de vida

Durante o projeto, foram registradas 70 histórias de vida de membros dos povos Guajajara, Ka’apor e Awá-Guajá. Conheça algumas delas!