VALE E MUSEU DA PESSOA APRESENTAM
Conheça as histórias dos povos Guajajara, Ka’apor e Awá-Guajá no Maranhão!
Para colaborar com o registro das narrativas de anciãos das comunidades dos povos Guajajara, Ka’apor e Awá-Guajá, a Vale, o Instituto Cultural Vale e o Museu da Pessoa se uniram na iniciativa Vidas Indígenas Maranhão, que integra o programa Vidas Indígenas e Patrimônios Imateriais do Museu da Pessoa.
Por meio do Vidas Indígenas Maranhão, mais de 40 jovens indígenas receberam formações gratuitas sobre técnicas de audiovisual e sobre a Tecnologia Social da Memória, desenvolvida pelo Museu da Pessoa. O projeto foi realizado nas aldeias da Terra Indígena (TI) Pindaré, TI Alto Turiaçu e TI Caru. Os povos participantes foram Guajajara, no município Bom Jardim, Ka’apor, no município Zé Doca, e Awá-Guajá, no município Alto Alegre, todos no Maranhão.
Neste site, você encontra o resultado desses trabalhos: são documentários, depoimentos de histórias de vida, registros de rodas de histórias e detalhes sobre o processo de formação e de mobilização das comunidades.
Durante o projeto, também foram concebidas iniciativas como a Floresta de Histórias e o movimento Guardiões da Memória, com participação ativa de jovens indígenas.
Boa navegação!
Um dos resultados do projeto foi a produção de documentários, concebidos pelos povos indígenas. Clique nas imagens abaixo para assistir aos filmes desenvolvidos.
Durante o projeto, foram registradas 70 histórias de vida de membros dos povos Guajajara, Ka’apor e Awá-Guajá. Conheça algumas delas!