Podcasts, documentários, livro e muito mais!

A partir de um processo formativo conduzido pelo Museu da Pessoa, que contou com o envolvimento direto dos jovens e das lideranças indígenas (que se assumiram como Guardiões da Memória), foram produzidos diversos produtos culturais. Esses materiais utilizaram como base as histórias de vida registradas com os indígenas detentores dos patrimônios nas comunidades do Médio Rio Negro e na região de Iauaretê.

Também estão em fase de finalização vídeo-aulas sobre os patrimônios e seus contextos socioculturais. O conteúdo foi ministrado por indígenas locais com notório saber sobre o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro e sobre a Cachoeira das Onças.

Aqui você pode acessar gratuitamente todos os produtos desenvolvidos.

Documentários

Os documentários trazem trechos das histórias de vida registradas nos dois territórios, encadeadas a partir de uma perspectiva temática. Os filmes foram produzidos pelos jovens e pelas lideranças indígenas que participaram das ações do projeto como parte do processo conduzido pelo Museu da Pessoa no Médio Rio Negro e em Iauaretê. Assista abaixo!

“Um Rio de Raízes e Memórias”
“Narradores da Cachoeira das Onças”

Livro

Fruto de uma proposta dos próprios indígenas e das lideranças locais, o livro compila trechos das histórias de vida registradas. Na publicação, as histórias estão organizadas por temas definidos pelos participantes a partir da metodologia “diagrama do sentido” (saiba mais em O Projeto). O livro também traz ricas reflexões feitas pelos jovens indígenas a respeito das histórias, além de uma breve descrição das ações desenvolvidas nos territórios.

Folheto de poesias

Uma das ações realizadas especificamente em Iauaretê foi a releitura das histórias de vida em forma de poemas. Sob a orientação do poeta e formador do Museu da Pessoa Jonas Samaúma, as histórias foram reescritas no esquema de rimas, baseando-se na literatura de cordel. Coletivamente, os participantes elaboraram poemas em português e na língua tukano para homenagear cada um dos entrevistados, trazendo uma visão poética das histórias de vida. Como resultado desse trabalho e buscando homenagear e valorizar individualmente cada histórtia de vida, foi organizado um folheto com as poesias e os retratos de cada entrevistado.

Podcast

No podcast Guardiões da Memória do Rio Negro, produzido pelos próprios jovens indígenas participantes do projeto, foram gravados cinco episódios temáticos em cada território. Os episódios trazem trechos das histórias de vida que abordam o tema em questão, como a roça e seus saberes, medicina tradicional, pesca, artesanato, entre outros. O podcast foi viabilizado através da parceria com a Rede Wayuri de Comunicadores Indígena do Rio Negro.

Coleções de histórias de vida

As coleções estão dispostas nas páginas de seus respectivos patrimônios. Clique nos elementos abaixo para conhecê-las!