Entrar em um museu não significa necessariamente ocupar uma galeria de arte. Afinal, as histórias dos povos indígenas também estão escritas nas florestas.

Foi com essa visão que os participantes do projeto criaram a Floresta das Histórias, visando prestar uma homenagem a todos os entrevistados e promover uma ação de musealização no território.

Conheça abaixo a iniciativa!

No processo de registro das histórias de vida, os anciãos, detentores dos saberes, eram vistos como árvores de conhecimentos, com suas raízes ancestrais, tronco, galhos, flores e frutos. Com essa inspiração, os Guardiões da Memória de Iauaretê decidiram fazer uma homenagem aos seus anciãos com o plantio de mudas de árvores simbolizando a vida, memórias e saberes de cada entrevistado. Junto com a muda de árvore, foram instaladas placas com poesias feitas pelos participantes representando a história de cada um. Muitos dos entrevistados se emocionaram ao visitar o local e ver a placa com o poema e a muda de árvore plantada em sua homenagem.

Já na região do Médio Rio Negro, foram elaboradas apenas as placas em homenagem aos entrevistados, mas a Floresta será plantada posteriormente junto com o “frutal da diversidade”: uma área que está sendo planejada na cidade de Santa Isabel do Rio Negro para o plantio e salvaguarda de espécies que fazem parte do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro. As placas produzidas foram expostas durante evento de culminância do projeto e ficarão fixadas em um mural na sede da Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro (ACIMRN) até a montagem do “frutal da diversidade”.