Todo jovem indígena pode ser um agente de transformação e de preservação das memórias de seu povo!

_______

Essa foi uma das premissas do projeto “Patrimônios Imateriais do Rio Negro”. Além de registrar e valorizar as histórias e memórias de pessoas mais velhas das comunidades, detentoras dos saberes e fazeres que dão vida e significado aos patrimônios, o propósito da iniciativa também foi estimular o engajamento dos jovens dos territórios nas ações de registro e salvaguarda das histórias e memórias de seus povos.

Nos registros dos dois patrimônios do projeto, foram constituídos grupos compostos por jovens e lideranças indígenas que se envolveram ativamente em todas as ações do projeto e que participaram das ações propostas pelo Museu da Pessoa. A esses grupos convencionou-se chamar Guardiões da Memória, o que contribuiu para fortalecer a conexão e integração entre os participantes e o papel em suas comunidades. 

Depoimentos

Guardiões da Memória | Médio Rio Negro

Ademar Idalino

Ademar Idalino

DO POVO BARÉ | Agricultor e conhecedor das técnicas do Sistema Agrícola do Médio Rio Negro, traduz a língua nheengatu. É guardião de diversas tradições, como encantos, cerimônias e lugares sagrados. Tem 33 anos e participou de todas as etapas do projeto.

Adriele Costa da Silva

Adriele Costa da Silva

DO POVO TUKANO | Formanda do Ensino Médio e da área de audiovisual, tem muito interesse por filmagem e edição. Engajada na manutenção das tradições de seu povo, tem 18 anos e reside na comunidade Areal. Participou de todas as etapas do projeto.

Cleucimara Menezes Leal

Cleucimara Menezes Leal

DO POVO BARÉ | Trabalhadora da roça e conhecedora das técnicas do Sistema Agrícola e das variedades de maniva. Tem 21 anos e reside na comunidade de Iaha. Esteve envolvida na primeira etapa do projeto e na realização das entrevistas.

Edinéia Ventura Cipriano

Edinéia Ventura Cipriano

DO POVO BARÉ | Possui o Ensino Médio completo e é conhecedora da língua nheengatu, a qual preserva. Conhece diversos remédios tradicionais e rezas de sua região, tem 26 anos e reside na comunidade Jutaí. Participou de todas as etapas do projeto.

Efrain Bernardo Pedro

Efrain Bernardo Pedro

DO POVO KURIPAKO | Trabalhador da agricultura tradicional e conhecedor de tradições como as formas de plantio e a diversidade de manivas. Tem 20 anos e reside na comunidade Piracema. Participou da primeira etapa da formação e entrevistas.

Eliton Sabino Pancracio

Eliton Sabino Pancracio

DO POVO BARÉ | Trabalha na agricultura e no movimento indígena do Médio Rio Negro. É conhecedor de diversos medicamentos e rezas de seu povo. Tem 21 anos e reside na comunidade Boa Vista. Participou de todas as etapas do projeto.

Everaldo da Silva Joanico

Everaldo da Silva Joanico

DO POVO BANIWA | Trabalha com a comunicação indígena, sendo representante da comunidade. Possui o Ensino Médio completo e é envolvido no resgate cultural de seu povo. Tem 22 anos e reside na comunidade Acariquara. Participou de todas as etapas do projeto.

Juscelino Joaquim Gregório

Juscelino Joaquim Gregório

DO POVO BANIWA | É agricultor e grande conhecedor das tradições de seu povo, como das formas de plantio, das rezas e dos encantos. Tem o Ensino Médio completo, 28 anos e reside na comunidade Açaituba. Participou de todas as etapas do projeto.

Luciano Melgueiro

Luciano Melgueiro

DO POVO BANIWA | Agricultor e conhecedor das técnicas do Sistema Agrícola do Médio Rio Negro, engajado com o movimento indígena e com a manutenção das tradições. Tem 32 anos e é morador da comunidade Cartucho. Participou de todas as etapas do projeto.

Marcos Zedan Catarini

Marcos Zedan Catarini

DO POVO BARÉ | Engajado no movimento indígena do Médio Rio Negro, organiza e integra diversas ações junto à FOIRN. Possui o Ensino Médio completo, tem 20 anos e reside em Santa Isabel do Rio Negro. Participou de todas as etapas do projeto.

Marlison C. Severino

Marlison C. Severino

DO POVO TUKANO | Trabalhador da agricultura tradicional e conhecedor das técnicas do Sistema Agrícola, é integrante do movimento indígena do Rio Negro. Tem 25 anos e reside na comunidade Ilhinha. Participou de todas as etapas do projeto.

Rariton H. de Souza Baré

Rariton H. de Souza Baré

DO POVO BARÉ | Faz parte da Rede Wayuri de Comunicadores Indígenas e integra a luta do movimento no Médio Rio Negro há alguns anos. Tem 27 anos e reside na cidade de Santa Isabel do Rio Negro. Participou de todas as etapas do projeto.

Rogério Xavier Emitério

Rogério Xavier Emitério

DO POVO BANIWA | Pesquisador do ISA, é o atual diretor tesoureiro da Acir e presidente do Condisi, polo Massarabi. É comunicador da Rede Wayuri e Aima. Tem 35 anos e mora na comunidade Cartucho. Participou de todas as etapas do projeto.

Sayane da Silva Chagas

Sayane da Silva Chagas

DO POVO BARÉ | Estudante de informática e trabalhadora da agricultura tradicional, onde conheceu, com sua avó, diversos saberes agrícolas. Tem o Ensino Médio completo, 19 anos e reside na comunidade Iaha. Participou de todas as etapas do projeto.

Shayra Cruz Rodrigues

Shayra Cruz Rodrigues

DO POVO BARÉ | Estudante de gestão da tecnologia da informação e comunicadora, faz parte da Rede Wayuri. É engajada no movimento Indígena do Rio Negro. Tem 20 anos e reside na cidade de Santa Isabel do Rio Negro. Participou de todas as etapas do projeto.

Carlos Nery

Carlos Nery

POVO PIARATAPUIA | Articulador local do projeto no Médio Rio Negro, é importante liderança regional e atual coordenador da Caimbrn – Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro. Também foi um dos entrevistados.

Guardiões da Memória | Iauaretê

Edvirgem Aguiar

Edvirgem Aguiar

DO POVO TARIANO | Tem 28 anos, é trabalhadora da agricultura e aprendeu desde menina os saberes e fazeres da roça e do preparo dos alimentos. Mora na comunidade São Pedro em Iauaretê. Participou de todas as etapas do projeto.

Ednaldo Menezes

Ednaldo Menezes

POVO DESANA | Tem 20 anos, é pescador e esportista. Concluiu o ensino médio e está cursando faculdade. Tem grande conhecimento da língua tukano e ficou muito interessado em trabalhar com tradução. Participou de todas as etapas do projeto.

Jamile Marques

Jamile Marques

DO POVO TARIANO | Tem 20 anos, trabalha na roça ajudando a família e é conhecedora das práticas agrícolas e de preparo de farinha, beiju, quinhapira e caxiri. Concluiu o ensino médio. Participou de todas as etapas do projeto.

Jean Fontoura

Jean Fontoura

DO POVO TUKANO | Tem 21 anos, é agricultor e pescador. Atua no movimento indígena auxiliando as associações em seus trabalhos. Concluiu o ensino médio. Entrou na segunda etapa do projeto e continuou até o fim com muita dedicação.

Josué Fontoura

Josué Fontoura

DO POVO TARIANO | Tem 19 anos e concluiu o ensino médio. É pescador e interessado nas histórias tradicionais sobre a Cachoeira das Onças. Participou das duas primeiras etapas do projeto, mas na terceira foi servir o Exército na cidade de São Gabriel.

Josiane Pereira

Josiane Pereira

DO POVO TARIANO | Tem 20 anos, mora na comunidade Dom Bosco em Iauaretê e há alguns anos está envolvida com o movimento indígena do Rio Negro, através da Coidi e da Foirn. É comunicadora da Rede Wayuri. Participou de todas as etapas do projeto.

João Arimar Noronha Lana

João Arimar Noronha Lana

DO POVO TARIANO | Tem 45 anos, mora na comunidade Santa Maria em Iauaretê e trabalha com audiovisual. Também é pescador, agricultor, comunicador da Rede Wayuri e conhecedor de narrativas e cantos de seu povo. Participou de todas as etapas do projeto.

Lucas Matos

Lucas Matos

DO POVO TARIANO | Tem 26 anos, mora na comunidade Aparecida em Iauaretê e é engajado no movimento indígena desde quando fez parte do departamento de jovens e adolescentes indígenas da Foirn. Participou de todas as etapas do projeto.

Paulo Sérgio Arcanjo

Paulo Sérgio Arcanjo

DO POVO TARIANO | Tem 38 anos, é agricultor e bom pescador. Concluiu o ensino médio. Possui conhecimentos de histórias ancestrais e benzimentos repassados por seu avô e trabalha para que esses saberes permaneçam vivos entre as novas gerações.

Renato Pinheiro Matos

Renato Pinheiro Matos

DO POVO TUKANO | Tem 34 anos, é pescador, agricultor e professor. Cursou licenciatura indígena. Participou da primeira etapa do projeto e da realização das entrevistas e decupagens, mas não conseguiu continuar porque conseguiu uma vaga como professor.

Sidomar Azevedo

Sidomar Azevedo

DO POVO TARIANO | Tem 25 anos, é agricultor e pescador. Concluiu o ensino médio e fez curso de informática. Tem grande interesse pelos saberes tradicionais e pelas narrativas ancestrais. Participou de todas as etapas do projeto.

Susane Marinho Ferraz

Susane Marinho Ferraz

POVO WANANO | Tem 20 anos, é trabalhadora da agricultura e conhecedora dos saberes e fazeres da roça e dos alimentos. Participou da primeira etapa do projeto, das entrevistas e das decupagens. Não pôde continuar porque se mudou.

Wildson M. Alcântara

Wildson M. Alcântara

DO POVO TARIANO | Tem 17 anos e foi indicado como estudante do ensino médio na escola Pamuri Mahsã. Participou da primeira etapa e da realização das entrevistas de histórias de vida, mas não pôde continuar porque conflitou com seus compromissos escolares.

Ivo Fontoura

Ivo Fontoura

DO POVO TARIANO | Articulador local do projeto e da pesquisa em Iauaretê. É liderança local e antropólogo indígena com mestrado na UFPE. Também foi um dos entrevistados.