DɄHPOROPɄ WERONOHO NIWE: Não é mais como antigamente

Maria Tereza Fernandes

Maria Teresa Fernandes Tukana nasceu na comunidade Melo Franco, de lá veio para Iauaretê com a mãe para estudar. Estudou um bom tempo no internato, quando se casou procurou um lugar para fazer sua casa. Cuida do seu esposo e vive da agricultura.
Maria relata que antigamente iam pescar, as mulheres preparavam o peixe que os homens traziam. Quando chegava o peixe, as pessoas sempre se encontravam para compartilhar o banquete, hoje em dia as pessoas não fazem mais isso, naquele tempo não tinha comida industrializada, se retirava folha de maniva, folha do caruru, polpa de umari, Japurá, a comida era sempre tradicional e acima de tudo compartilhada.

MARIA TEREZA FERNANDES, UMA TUKANA DE FIBRA

É uma ótima cantora
Conhece os segredos da natureza
Aos que procuram sua ajuda
Ela atende com muita delicadeza
É uma mulher de fibra
A Tukana Maria Tereza

Maria Tereza Fernandes Tukana, na sua vida presenciou a fundação da sua comunidade com seus parentes, ela morou em Melo Franco, veio para Iauaretê e morou no internato com as freiras. Falou da vida dos seus pais, o pai era de Melo Franco e a mãe de Monfort. Falou que o pai não estudou e a mãe só estudou até a 4ª série. Seus pais viviam de agricultura, iam na roça cotidianamente, conheceu somente seus avós maternos. Em Iauaretê ela morou na casa do senhor Agripino, que era seu primo. No tempo do internato ela viveu bem e cada uma tinha o seu trabalho e tudo era organizado. Depois do internato, na vida dela ela sentiu dificuldades, era religiosa e ela não repassou como rezar para os seus filhos, e na vida da sua adolescência ela não foi preparada, não foi benzida. Ela falou que não acontecia nada durante nessa passagem para vida adulta. Naquele tempo eles viviam da agricultura, da pesca, compartilhando com seus parentes e nesse tempo não existia comida industrializada. Ela conheceu seu marido quando ela morava com as freiras no internato. Depois do casamento sua vida foi boa, conheceu os seus sogros. Depois que ela saiu do internato eles moraram no outro local e depois preferiram morar na comunidade São Miguel, onde eles vivem atualmente. No momento do nascimento dos filhos ela não sentiu dificuldades e ela só precisou do benzimento no nascimento do ultimo filho. Conhece alguns locais sagrados e está preocupada com a situação que encontra hoje.