WAI MAHSÃ WISERI HEÕPEOSE WEREGɄ: Relato da consequência do desrespeito a casa dos encantados

Walter Luis Leal Cordeiro

Walter é um agente indígena de saúde, uma vez foi para a roça com a filha recém nascida, era uma área em que os pajés dizem ser um lugar sagrado, onde precisava de benzimento para estar lá, que não era o caso da filha dele. Assim que chegou, começou a trovejar e a escurecer. Quando retornou para casa, a filha não estava normal, chorava muito. Ele foi consultar um pajé, o pajé disse que alguém tinha trocado o espírito dela. O pajé então benzeu a filha e conseguiu curá-la trazendo o espírito de volta.

WALTER CORDEIRO TARIANO, O CONHECEDOR DOS MISTÉRIOS

Walter é um grande conhecedor
Da família é um bom companheiro
Planta seu alimento na roça
Esse Tariano guerreiro
Sabe os perigos da floresta
O benzedor Walter Cordeiro

Walter Cordeiro Indígena do Povo Tariano, com nome de benzimento Thumu, natural do Distrito de Iauarete, sua família veio da comunidade da Umari Cachoeira, atualmente mora em Iauarete na Comunidade de São Miguel. Casou no ano de 1992, tem sete filhos, sua esposa veio em uma comunidade do rio Papuri, conta que atualmente os adolescentes e jovens não estão dando valora a nossa cultura indígena e que estão apagando cada vez mais a cultura dos brancos, fala também sobre manjuba, ou seja, encantados mais conhecido por nós indígenas como wai mahsã, fala da convivência com seus pais e familiares, nas viajem de infância, dos estudos, de como conseguiu seu emprego. Fala dos lugares sagrados, conta um pouco a história da Cachoeira da Onça. Por fim, fala que não deixemos esquecer as nossas culturas e que o bahsesé é importante para nós indígenas para proteção da nossa saúde de vida.