Conjunto de saberes, fazeres e modos de transmissão relacionado às práticas agrícolas dos povos indígenas que vivem na região do Rio Negro: esse é o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro (SAT-RN), reconhecido pelo Iphan em 2010 como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

_____

Embora o pedido do registro tenha partido das comunidades e associações indígenas da região do Médio Rio Negro localizadas no município de Santa Isabel do Rio Negro, o SAT-RN foi registrado em nome dos 23 povos indígenas que vivem na região do Rio Negro. 

Registrado no Livro dos Saberes, o SAT-RN engloba, entre outros elementos:

  • A diversidade das plantas cultivadas, tendo a mandioca brava como a base do sistema, com mais de 130 espécies catalogadas
  • As técnicas de manejo das roças, baseadas na agricultura de coivara (queima e rotação de áreas, que contribui para a regeneração e biodiversidade agroflorestal na região)
  • O sistema alimentar, que contempla técnicas complexas de processamento de alimentos e a cultura culinária
  • Os utensílios de processamento e armazenamento, como forno, tipiti, cestarias e cerâmicas
  • As redes sociais interétnicas de troca de espécies de plantas, de utensílios e de conhecimentos associados
  • As cerimônias e outras manifestações culturais relacionadas às práticas agrícolas, aos cultivos e aos seus ciclos

Estas são algumas das características que fazem parte da agricultura e do manejo agroflorestal de todos os povos indígenas do rio Negro e que foram desenvolvidas e adaptadas ao longo de milênios de ocupação dessa região pelos antepassados.

Coleção de histórias de vida

A coleção reúne depoimentos que revelam trajetórias, memórias, saberes e fazeres de alguns dos indígenas detentores deste patrimônio. Assista abaixo!

Documentário “Um Rio de Raízes e Memórias”

O documentário traz trechos das histórias de vida registradas nos dois territórios, encadeadas a partir de uma perspectiva temática.   

Livro “Um rio de raízes e memórias”

Fruto de uma proposta dos próprios indígenas e das lideranças locais, o livro compila trechos das histórias de vida registradas com histórias organizadas por temas.

Podcast

No podcast Guardiões da Memória do Rio Negro, produzido pelos próprios jovens indígenas participantes do projeto, foram gravados cinco episódios temáticos em cada território trazendo trechos de histórias de vida.