Companhia de teatro que desde 2007 vem trabalhando o resgate de memórias com grupos de terceira idade. Apresentam o Café com Biscoitos, que alcançou mais de dez mil pessoas em doze anos de apresentações e criaram oficinas teatrais que trabalham criações artísticas a partir das memórias dos participantes. Além disso, realizam oficinas que unem teatro e memória em espaços culturais. Também criaram o projeto de podcasts Radiola da Memória, que entrevista pessoas sobre suas memórias auditivas.
Formalmente criado em 2015, em Piracicaba o Instituto Cecílio Elias Netto é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade preservar e difundir o patrimônio histórico-cultural de Piracicaba e região – sem esquecer, no entanto, o cenário nacional, a abordagem universal. O Instituto também tem entre seus objetivos: gerir e preservar o expressivo acervo do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto. Neste contexto, o Instituto dedica-se a: editar publicações; promover eventos, realizar e apoiar projetos nas áreas histórica, museológica, cultural e socioambiental. Suas ações são guiadas pela valorização da cooperação, da diversidade e da inclusão social, da interdependência entre cultura e natureza.
Museu histórico de cultura material e acervo documental de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais, o Museu Campos Gerais oferece exposições, ações educativas, além de funcionar como campo para pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Uma das ações desenvolvidas é a digitalização de periódicos e documentação histórica, com respectiva disponibilização gratuita na web. O Auditório Brasil Pinheiro Machado recebe com regularidade mostras de cinema e de conversa com a comunidade. Outro ramo de atuação permanente é a conservação e catalogação de mais de 13 mil peças de sua reserva técnica.
Inaugurado em 1998, o Museu do Café é um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos e tem como objetivo a preservação e divulgação da história do café no Brasil e no mundo. Por meio de objetos, documentos e recursos audiovisuais, a instituição mostra ao público como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão ligados, desde meados do século XVIII até os dias de hoje. O Museu também conta com o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência, com um programa de História Oral.
A Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia foi criada em 1987 com objetivo de zelar e defender a preservação do patrimônio cultural da cidade de Santa Luzia/MG. Desde 2009, após várias ações envolvendo a restauração de bens culturais, a entidade passou a apresentar a história da cidade por meio de seus moradores, resgatando perfis biográficos de personalidades que contribuíram em diversas áreas da atividade social, cultural, acadêmica, etc. Com a restrição imposta pela pandemia, as redes sociais da Associação passaram a apresentar um amplo painel de história dos moradores da cidade de Santa Luzia.
O Núcleo Moinho Fluminense é composto pelo pelo Moinho Fluminense e pela Lanchonete<>Lanchonete (L<>L). O Moinho Fluminense é movimento, passado, presente e futuro, tradição e inovação caminhando juntas. Já a L<>L é uma Associação Cultural, sem fins lucrativos, criada com, para e na Pequena África, bairro Gamboa, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Tem como missão fundamental apoiar o desenvolvimento saudável da primeira infância, da adolescência e de mulheres residentes em ocupações da região – território que foi historicamente submetido à violência do racismo e da pobreza.