Reginaldo Aguiar quando era criança não tinha conhecimento dos lugares sagrados da Cacheira da Onça, um dia perguntou de seu pai e ele lhe contou tudo sobre esses locais sagrados, contou de um lugar onde se botava armadilhas de peixes, as pessoas que comem os peixes no lugar sagrado chamado MUMIKO WAIRÓ só tem filhas e quem come peixe do cacuri construído no lugar chamado KORE YOÃ é um lugar só tem filhas e o último lugar onde constrói Caiá chamado Sino Ewá, quem come os peixes desse lugar correm risco de morrer com uma doença.
Reginaldo é professor
Seu trabalho é popular
É filho de conhecedor
A cultura é seu lar
Pelo conhecimento tem amor
Então não para de estudar
Nasceu em Iauaretê na comunidade São Pedro, começou a estudar na escola Santa Maria depois foi estudar na escola São Miguel, na sua adolescência trabalhava com os seus pais na Agricultura ajudando-os na roça.
Após concluir o ensino fundamental foi trabalhar no exército brasileiro no ano de 1988, trabalhou durante 3 anos e deu baixa, após ter saído do exército encontrou sua mulher, no ano de 1996 continuou estudando o ensino médio, passou no contrato pra professores em São Gabriel, seu primeiro ano de trabalho foi na Ilha de São João, no ano de 2002 trabalhou como agente de Saúde, depois de um tempo voltou a trabalhar na escola Santa Maria e até hoje ainda continua dando aula nessa escola já faz 27 anos de trabalho como educador. Conta um pouco sobre os locais sagrados e locais de pesca também, conta que seu pai morreu no ano de 2009 com 64 anos de idade e isso aconteceu quando ele estava ausente. Atualmente ele mora em Iauaretê na comunidade São Pedro com a sua esposa, seus filhos sua nora e seu neto.