Uma história de caçada

Natanael Guajajara

Em sua entrevista, Natanael Guajajara nos conta um pouco sobre as responsabilidades de ser um Cacique e que foi o pai que fundou a Aldeia Nova, local onde vive com sua família. Durante a conversa, narra as suas experiências com a caça e fala também sobre o respeito que se deve ter com a mata. Em seguida, ele destaca a importância e a necessidade de preservar as áreas de terras indígenas e o seu envolvimento em alguns protestos que ocorreram na região. Por fim, relata a sua relação com a comunidade e com a sua família e reforça a necessidade de as novas gerações aprenderem o idioma.

Eu tava caçando num lugar bem, não aqui na terra indígena, já aqui na terra indígena rio pindare, mas em outro território indígena, fui caçar lá, na verdade lá eu até fiquei até com um pouco de medo né, porque lá eu fui, eu fui andando um pouco e lá eu encontrei umas marcas de unhas de onça que a árvore era um pouco grossa né, e as unhas dela já arranhavam a árvore até um certo meio assim com um espaço de uma unha pra outra, então eu fiquei até com um pouco de medo, eu disse: se essa onça me pegar aqui?

Aí fico até, porque eu tava só nesse dia, aí foi nesse dia que mais a gente matou muita caça não tem, deu pra alimentar muita gente na aldeia e é isso. A outra caçada que eu fiz fui eu só quem foi pra acula e achei muito interessante caçar lá, porque lá parece que as caças só se localizava em um lugar só e que era uma nascente de igarapé lá, e lá tinha muita rastros de caça de paca, tatu, catitu e entre outros, e lé eles só se localizava lá pra beber, quando deu assim uma base de uma sete horas, gente era muita caça que eu até fiquei com medo por causa que vinham muita, não tem, fazendo muito barulho somente pra beber e nesse dia eu matei só o suficiente mesmo pra mim, matei uma paca e um tatu nesse dia, nesse dia não, nessa noite.

Mas foi isso, essas foi as caçadas muito interessante que eu achei porque de costume, de sempre vem só uma duas e lá vinha muito, vinha muita caça, as veze quando eu tava quieto assim num lugar que a gente tem ficar num lugar quieto, é elas vinham e eu já me assustava já com elas porque elas já vinha bem perto de mim e já não via, não via elas sentir, geralmente as caça elas tem uma passada muito macia, elas uma pisada mesmo bem macia e não tem como ouvir. Aí quando eu ia, eu vi elas já tavam bem próximas e às vezes até me espantava e tal, levava um susto, mas foi isso, tem essa caçada pra mim foi muito boa, até hoje eu lembro dela.

Vídeo na Íntegra