Salete trabalha como agente de saúde. Mesmo sem remuneração, tem muito gosto por seu trabalho de cuidado com idosos, pois em sua comunidade já não tem mais tantos anciãos. Muitos dos que ela cuidava desde 2017 já faleceram e, quando hoje ela vê pessoas de idade passando, ela se lembra dos finados. A preocupação com a saúde dos anciões, que ainda vivem, provoca fortes emoções em Salete.
Começou a aprender tecelagem, com fibra de tucum e, até hoje, trabalha na AMIDI, continuando a transmitir seus conhecimentos, o que aprendeu desde criança, com seus pais.
Salete é uma mulher experiente
É a rainha do cuidado
Ela se preocupa com os idosos
E por eles seu trabalho é amado
Pois ela vê essa missão
Como algo bastante sagrado
Nasceu na comunidade Anchieta, no rio Papuri. O lugar onde morava e um lugar sagrado. A história que conta e que os irmãos iam pescar mas não entregavam os peixes para avo deles. Quando entregavam era rabinhos de sarapó embrulhado com coco. A avo recebia assim mesmo. Por causa disso os meninos iam se modificando aos poucos viraram cobras. Ficaram perigosos para família. Assim os pais benzeram e com forca do benzimento enviaram para o rio. E mais ainda para longe porque as cobras eram capazes de devorar as crianças.
Quando seu pai veio trabalhar na área de saúde em Iauaretê, ela veio morar aqui. Começou a aprender tecelagem, com fibra de tucum, até hoje ela trabalha na AMIDI, continuando a transmitir seus conhecimentos, o que aprendeu desde criança, com seus pais.